Marcos do Desenvolvimento!

Hoje fazendo algumas pesquisas da fase que a Malu está, achei muito interessante essa matéria.
Amei porque com tantas pitaquices, é dificil saber o que é certo e o que é errado o que dizem do filho da fulana e da ciclana.


Olha só mamãe, eu seguro o leãozinho!!!!




Segurar coisas 

Quando o bebê aprende a segurar coisas, um mundo inteiro de brincadeiras se abre para ele. É também o primeiro passo para aprender a comer, ler, escrever, desenhar e cuidar de si mesmo (escovando os dentes, se vestindo, lavando as mãos etc.). 

Quando acontece 

Os bebês nascem com uma capacidade natural de pegar objetos, mas demora pelo menos um ano para eles desenvolverem coordenação motora suficiente para segurar um objeto com firmeza nas mãos. Eles começam a treinar para isso aos 3 meses, e a cada mês que passa fazem grandes avanços. 

Como acontece 

Recém-nascido a 2 meses 


Os bebês nascem com o reflexo de segurar coisas. Se você colocar seu dedo na palma da mão do recém-nascido, ele vai dobrar os dedinhos e segurar o seu. Mas esses movimentos são instintivos e involuntários nas primeiras oito semanas de vida. 


Na maior parte do tempo, nesse estágio, as mãozinhas do seu filho ficarão fechadas. Não demora muito, porém, para ele começar a abri-las de propósito e a examiná-las. Pode até tentar segurar objetos macios como um bichinho de pelúcia. 


Três meses 


Seu bebê ainda não consegue segurar o que quer, mas é capaz de bater nos brinquedos. Também está desenvolvendo a coordenação mão-olho, percebendo quais coisas gostaria de segurar e tentando pegá-las. Para essa fase são aconselháveis brinquedos que ficam pendurados por cima do bebê deitado, para que ele possa bater as mãozinhas neles. 


De 4 a 8 meses 


Aos 4 meses, a criança segura objetos maiores, como blocos, mas ainda não consegue segurar coisas pequenininhas. Para isso, precisará desenvolver mais destreza com os dedos. Quando as gengivas estiverem coçando, antes de oprimeiro dente aparecer, ela vai começar a pegar objetos aqui e ali para poder colocá-los na boca. Quando estiver comendo alimentos sólidos, ainda não vai ser capaz de segurar a colher com firmeza, mas vai tentar. 


O bebê também consegue arrastar uma coisa para trazê-la para mais perto dele, e começa a passar objetos de uma mão para a outra. É um bom momento para tirar coisas de valor do alcance dele e começar a pensar em garantir que a casa seja um ambiente seguro para um bebê. 


De 9 a 12 meses 


A criança pega objetos sem dificuldade, e começa a surgir a preferência pela mão direita ou esquerda. A mão dominante será mais forte e ágil, mas você só terá como determinar ao certo se ela é destra ou canhota por volta dos 2 ou 3 anos de idade. 


Ela também está aperfeiçoando o movimento de pinça, que lhe permite pegar objetos pequenos como um grão de milho entre o polegar e o indicador. E, como a coordenação motora está melhorando, a criança poderá até usar a colher ou um garfo infantil de forma eficiente para comer frutas em pedaços, por exemplo. 

O que vem pela frente 

Quando seu bebê aperfeiçoar a habilidade de pegar objetos, a técnica de jogá-los para longe vem logo em seguida, portanto fique esperta. Muitos bebês adoram jogar os brinquedos para que você os pegue. Quando chegar a 1 ano de idade, seu bebê vai gostar de jogar bola, empilhar blocos para fazer torres e bater uma coisa na outra. Quando chegar aos 2, seu lado artístico vai aparecer, e ele ficará fascinado com o lápis de cor e o giz de cera, e com a possibilidade de desenhar e escrever. Aos 3 anos, ele terá coordenação motora suficiente para tentar rabiscar letras e talvez até o nome. 

O que você pode fazer 

Para estimular o reflexo de segurar do seu bebê, tente colocar um brinquedo ou um objeto colorido um pouquinho mais longe dele e incentivá-lo a pegar. Mas não exagere na distância, para seu filho não ficar frustrado. Dê a ele vários objetos fáceis de segurar, como cubos e blocos molinhos, argolas de plástico e livrinhos resistentes. 


Mais tarde, quando ele estiver aperfeiçoando o movimento de pinça, estimule-o a pegar pedacinhos de comida, como grãos de feijão, cenoura cortadinha e ervilhas. Ele também pode tentar usar um garfinho adaptado ou a colher. Encare a sujeira de vez em quando e deixe que ele pratique comer sozinho, se demonstrar interesse. 

Quando se preocupar 

Se seu filho tem 8 meses ou mais e parece não se interessar por nenhum brinquedo que você coloque na frente dele, ou tem 9 meses e não tenta pegar os brinquedos, discuta a questão com o médico. Bebês prematuros podem demorar mais para chegar a esse marco do desenvolvimento em comparação com crianças da mesma idade -- converse com seu médico para ajustar suas expectativas.


Comentários

  1. Cada fase uma delícia rsrs Malu está na fase entre 9 e 12 meses. Um dia deixei ela comer macarrão sozinha. Sujeira?? Muita rsrs Depois ela, eu e a cozinha tomaram banho.
    bjss

    ResponderExcluir
  2. Como ela tá fofa, lindinha demais...é tão bom poder presenciar cada nova descoberta né?
    Eu também ando sumidinha amiga, tava cheia de encomendas, aí fui viajar e voltei ontem, agora to aqui na net pq meu pitoquinho tá dodói e só quer colo, aí a única coisa que posso fazer é isso,hehehe.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Menina e como passa rapido de uma fase para outra né .... hoje mesmo eu me peguei olhando uma foto da Isa quando ela ainda era um bebe !!! sim eu sei ela ainda é um bebe mas quando a Malu fizer 1 aninho vc vai ver como já se parece mesmo uma mocinha rsrsrsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Que fofurinha , lindo's!
    adorei o post miga, muito legal!

    beijinhos nossos

    ResponderExcluir
  5. ebaaaaaaaaaaaaaa conseguii comentar até que enfim
    todo santo dia eu tento visitar teu blog
    e não consigoo

    agora venho sempre
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Que linda sua Malu!!!!!!!!! Muito muito fofaaaaa!!!!!!! E adorei a matéria!! bjinhosssssssss

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline.. q Malu está cada dia mais linda e esperta!! Passando pra deixar um beijinho!! Lili do Luanzinho

    ResponderExcluir
  8. Aline querida, muito obrigada pela visita.
    Seu blog é muito fofo, sua filha muito linda.
    Você comentou no meu blog e eu te digo que entendo perfeitamente o que passou e suas inseguranças... Fiquei tranquila que logo tudo voltará ao normal, dê uma chance á você mesma.
    Estou seguindo seu blog.

    Beijos

    Flavi

    ResponderExcluir
  9. q linda!!!!!! segurando o leãozino bem direitinho nééé??? linda!! bjsss

    ResponderExcluir
  10. A Malu ta cada dia mais linda e mais esperta heim amiga?! Parabens!!!

    Adoreio o pos e as dicas, bem legais e ajudam a tirar bastante duvidas!!!

    Bjus...
    http://amaecoruja.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Linda!!!!!!!!

    retribuindo a visita e seguindo também!

    bjocas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comenta vai?! Vamos Amar!!!

Beijos Nossos

Postagens mais visitadas deste blog

Comemoração 100 Seguidores com Sorteio Cheiroso!!!

Nosso Primeiro Sorteio e Parceria!!! ENCERRADO

9 Meses fora da barriga da mamãe!!