Polêmicas da Maternidade: Cama Compartilhada

Outro assunto polêmico, há diversas opiniões, mas como os outros posts, a decisão só cabe a mamãe e o papai.
Desde que a Malu nasceu tento coloca-la no berço, e apesar de muitos dizerem que é mentira, ela não ficava, deixei chorar para ver se parava, mas eu chorei junto e nada, então decidi deixa-la algumas vezes na cama conosco. E agora ela dorme no berço e outras vezes na cama. Eu não vejo como ruim, mas tem pessoas que não gostam e a decisão de cada um deve ser respeitada.
Vi uma foto esses dias de uma matéria que fiquei chocada, na Revista Crescer.
Eu acredito que se os pais não são obesos, não tomam medicamentos para dormir, ou qualquer outra coisa que seja um risco para um sono muito profundo não deve dormir com o bebê.

Então achei essa outra matéria que me tranquilizou:

Muitos médicos não recomendam que as mães durmam com bebês recém-nascidos, especialmente pelo risco de sufocamento. Mas, de acordo com estudo sul-africano publicado na revista Biological Psychiatry, os bebês que não dormem em contato com a mãe ficam mais estressados e, com isso, o sono também é prejudicado.
Os pesquisadores avaliaram o sono de 16 recém-nascidos com apenas dois dias de vida por uma hora. Parte deles dormiu próxima ao peito da mãe, e outra, no mesmo quarto, mas em um moisés. Os cientistas mediram a variabilidade da frequência cardíaca, que é um método mais eficaz para medir os níveis de estresse.
Segundo Nils Bergman, coautor do estudo, o desejável é que o bebê tenha um sono cíclico e a maioria dos bebês que foram separados da mãe não conseguiram ter esse tipo de sono, pois ficaram estressados durante o período.
Entretanto, a prática precisa ser feita com cautela: só nos Estados Unidos, o sufocamento foi a terceira maior causa de mortes infantis.
De acordo com a Academia Americana de Pediatria (APP), o problema não é ter o contato com a mãe, que é de fato bom para o sono da criança, mas sim as consequências do ato.
A indicação é que as mães que quiserem fazer isso devem pedir ajuda a enfermeiras para aprender como monitorar o bebê durante a noite, para que a passagem de ar da criança não fique obstruída.

Eu não sei vocês, mas eu compartilho a cama, e acho ótimo, porque tem dias que a Malu acorda diversas vezes para mamar e é só ela dar aquela mexidinha, quer dizer agora não, ela agarra minha roupa mesmo e começa a me puxar e a amamento.
E o mais engraçado é que ela mesma já demonstra quando quer dormir no berço. Ela fica inquieta na cama e quando a coloco no berço passa alguns minutos e ela dorme!!!
E você o que acham?
Beijos Nossos!!!

Comentários

  1. eu sou adpta da cama compartilhada ha 3 anos , e confeso que não aguento mais!
    durmo super mal, encurralada entre a Fofô e a Fufu

    meu marido foi expulso da nossa cama, sinto falta de dormir pertnho dele
    kkk

    preciso criar coragem e colocar elas em seu quartinho.
    mais isso dá um trabalhãoo!

    ResponderExcluir
  2. Aline cama compartilhada é sempre um dilema! Mas a Clara sempre dormiu no berço.
    De manhazinha coloco ela na minha cama, quando o marido sai pra trabalhar!!! rsrsrs

    Não consigo resistir, é bom demais dormir abraçadinha com ela... rs

    Beijos
    Débora

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa é compartilhada todo dia! ninguem aguenta dormir separado rsrsrsrs chamamos nossa cama de nosso ninho rsrsrsrs bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline! bom tmb tenho esse dilema a noite minha bia acorda varias vezez para mamar e eu pego ela coloco no peito e durmo junto com ela, o berço fica grudado na minha cama e tmb ela é igual sua malu já sabe informa que quer ir pro berço.. isso tudo é ah umas 2 semanas pq desde quando ela nasceu só dormia no carrinho ai agora quando ela completou 5 meses minha mãe proibiu e é assim que ela se adapta beijim http://annabeatrizrafaela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Esse assunto é muito polemico e tem muito o que ser discutido.
    Aqui a Sophia dorme no seu berço, mas tem dias que não tem jeito só quer ficar comigo então a levo para a cama ai ela ferra no sono e eu claro que fico toda torta e praticamente sem dormir.
    Quando isso começou a acontecer até escrevi lá no blog sobre a cama compartilhada, o meu extinto de mãe nunca deixou com que eu apagasse e não escutasse ela acordar ou se mexer, meu sono ficou muito leve e a cada movimento já estou acordada, agora não é sempre que fazemos cama compartilhada só quando é necessário, pois os três meses que passamos juntas, direto, depois para fazer com que ela voltasse para o berço foi um pouco difícil mas sem traumas e aos poucos conseguimos.
    Já li muito sobre o assunto e concordo que a mãe tem o extinto materno que a faz saber o que está acontecendo durante à noite diferente do pai que não possui.
    E é bem assim, meu marido muitas vezes nem vê que a Sophia foi pra nossa cama na madrugada, e nem mesmo se levantei para atendê-la, se chorou.
    Quanto a reportagem que você mencionou no início acho que eles não foram nenhum pouco felizes divulgando aquela imagem.
    Tem dias quando estou muito cansada aproveito a soneca diurna e deitamos juntinhas e ela até dorme mais tempo e sem ficar se batendo o tempo todo.

    Beijos,
    Francisca

    ResponderExcluir
  6. Ai, meu bb dorme uma parte no berço e outra parte comigo, eu amo, rsrsrs, isso é relativo, cada família sabe o que é melhor pro seu bb!

    ResponderExcluir
  7. Renan fica no berço mais assim que acorda de manhã para mama coloco ele na cama comigo pois ele sempre dormiu comigo e com papai
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  8. O Gugu eu sempre coloquei pra dormir no berço, e ele inclusive dorme a noite toda, so acorda duas vezes pra mamar.
    Espero que isso não mude, mais ele acostumou totalmente a dormir sozinho, que as vezes a gente embala ele e ele fica chorando mais não dorme, agora quer ver virar uma pedra??
    Põe no berço, põe o bico e se afasta, pronto, até parece q nao tem bebê dentro de casa hehehhe...
    Não quero atrapalhar minha vida de casal sabe, e gosto muito de ele dormir sozinho no berço.
    adorei seu post
    bjO

    ResponderExcluir
  9. Por aqui Malu compartilhou a cama até o oitavo mês. Depois ela foi para o berço. Voltava pra nossa cama só em dias frios ou quando doentinha. Mas tem umas três semanas que ela esta de volta na nossa cama. Motivo?? Saudades rsrs Ela já está com 1 aninho e tem gostado de ficar ali... Bjs

    ResponderExcluir
  10. Alice dorme comigo desde a maternidade. Não tive coragem de deixá-la no bercinho de lá e nem no berção que tenho montado aqui. Tenho certeza que ela dorme bem assim, porque dormimos juntas. As vezes ela me atrapalha um pouquinho, se mexe muito, mas eu adoro. Não tenho nenhuma intenção de tirá-la tão cedo. O que eu mais ouço é dizendo que eu vou acostumar ela assim. Mas ninguém me pergunta se eu me importo. Beijos

    ResponderExcluir
  11. seu blog é show..
    gostei muito.
    depois passa lá no meu.

    Att,

    ságna do bebeboneca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu sou adepta da cama compartilhada,e nesse caso sou eu que preciso viu? Morro de saudades da Helena durante o dia e a noite tudo que eu quero é ficar com ela!
    Ao contrário do que os outros falam,eu adoro,ela adora,o pai adora e somos todos felizes!!!
    Beijos
    Kaka

    ResponderExcluir
  13. Aqui Daniel compartilhou cama até 5 anos, vc ficou assim :o ?
    Não fica nãão, ele tem medo do escuro e então adormece na cama com a mãe, depois o pai acorda e leva ele para a cama dele! E ele dorme a noite toda !
    Beijoos

    ResponderExcluir
  14. por aqui da-lhe cama compartilhada !!! eu amo .... maridão ama .... a piquena ama .... então esta tudo certo !!!!

    ano que vem a piquena vai para a cama nova na casa nova e ai eu vou precisar de adaptação rsr4srsrsr

    beijos

    ResponderExcluir
  15. kkkkkk, parece a Cecilia dormindo, mas amooooo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comenta vai?! Vamos Amar!!!

Beijos Nossos

Postagens mais visitadas deste blog

Comemoração 100 Seguidores com Sorteio Cheiroso!!!

Nosso Primeiro Sorteio e Parceria!!! ENCERRADO

9 Meses fora da barriga da mamãe!!