11 de abril de 2012

Minha Ex - Banguelinha!!

Não necessariamente desse jeitinho




Há uns meses atrás a Malu estava super enjoadinha e ficou até com febre, gengiva inchada, logo pensei nos dentes.
Mas nada deles aparecerem. Quando de 2 semanas para cá, achei dois branquinhos apontando.
Lindos demais, juntinhos o dois de baixo.
E antes de ontem, encontrei mais um, o de cima, ai tão fofo.
Claro mãe babona se empolga com tudo, mas quando levei a primeira dentadinha no peito, hum só de lembrar me dói, percebi que não sei nada sobre levar dentadas no peito e falar para uma bebê parar com isso.
Na hora falei um AI bem alto e tirei o peito, ela fez aquela carinha de bebê sem mãe e caiu no choro super sentida, fiquei com muita dó, afinal ela não entende direito se eu não ensinar.
Acabou fazendo de novo e dessa vez ficou olhando e fez mais uma vez para ver a minha reação, falei que não podia fazer que machuca a mamãe e tirei o peito, ajeitei de novo e ela voltou a mamar.
Percebi que ela faz isso quando está distraída quase soltando o peito e pega bem na pontinha.
Não consegui tirar fotinhos, estou tentando, mas quando ela abre aquele sorriso a câmera não acompanha o nosso raciocínio.
Marcando consulta com um odontopediatra e depois venho contar como foi.
Há como fazia antes higiene com gaze e água filtrada na boquinha e língua, agora faço com uma escovinha super macia nos dentinhos!!!

Olha só as dicas que encontrei no Site do Baby Center e ainda descobri que sou " - afortunada".


Os bebês mordem o seio? 

Há mães que desmamam os filhos assim que vêem os dentinhos começando a nascer, mas não há problema -- nem grande perigo -- em dar o peito a uma criança que já tenha dentes. O surgimento dos dentes varia enormemente; na média, os primeiros dentes de leite rompem por volta dos 6 meses, mas há bebês que ficam desdentados até o primeiro aniversário, enquanto outros até nascem com dentes! A imensa maioria dos bebês não morde a mãe. 

Na verdade, é impossível para o bebê morder o seio com os dois dentinhos inferiores que costumam ser os primeiros a nascer, já que a língua dele fica posicionada entre os dentes e a mama enquanto ele suga. Para morder, ele teria que recolher a língua, coisa impossível se ele estiver com a boca encaixada no seio. 

Conforme vão nascendo mais dentes, pode ser que o bebê queira morder para aliviar o desconforto na gengiva. Você pode experimentar dar a ele um mordedor gelado antes ou depois de cada mamada. Não aplique pomada para a gengiva antes de amamentar, porque a língua do bebê pode ficar dormente, assim como a sua aréola, dificultando o aleitamento. Essas substâncias também podem irritar a pele sensível do mamilo. 

Ai! Ele mordeu! E agora? 

Se você cair na minoria menos afortunada e seu filho morder seu seio, vai ser difícil não gritar. E é muito provável que sua reação natural assuste tanto o bebê que ele não se atreva a repetir o feito. Há bebês que ficam tão apavorados com o grito que passam a rejeitar o peito. A reação mais comum da criança, porém, é a de ficar curiosa e surpresa com o grito, e morder de novo para ver o que acontece. Tente manter a calma, pare de amamentá-lo, olhe-o nos olhos e diga um "não" firme. 

Mesmo que as mordidas comecem a virar rotina, dá para resolver o problema sem apelar para o desmame. Para isso, é essencial saber a causa da mordida: 

• O bebê está caindo no sono: Alguns bebês mordem no final da mamada, quando adormecem. Fique atenta para ver se ele está dando sinais de que vai dormir e o retire do seio antes que isso aconteça. 

• O bebê fica distraído: Há crianças que resolvem dar uma olhada para o lado e levar o mamilo com elas, para não parar de mamar. Mantenha seu dedo mínimo de prontidão para interromper a sucção rápido se o bebê virar a cabeça. Se você perceber que ele está prestes a morder, coloque seu dedinho na boca dele -- é melhor ele morder seu dedo que seu peito. Nunca o puxe na hora da mordida, pois você pode se machucar mais. Talvez você tenha que reduzir a duração das mamadas até essa fase passar. 

O que fazer na hora da mordida 

• Diga "não" com firmeza, olhando nos olhos do bebê, e interrompa a mamada. Ele precisa associar a mordida à perda do seio -- a maioria dos bebês não gosta nada dessa separação. 
• Aproxime-o ainda mais do seus seio, para que o nariz dele fique pressionado contra a mama. Ele vai ter de abrir a boca para respirar. 
• Se ele continuar, tire-o do seu colo por algum tempo, logo que ele morder. 
• Se você acha que ele está tentando chamar a atenção, tente dedicar toda a sua atenção a ele durante a mamada. 
• Aprenda a reconhecer quando ele está satisfeito. 
• Só dê o peito quando ele estiver mesmo com fome. 
• Tire-o do peito se ele estiver quase dormindo. 
• Dê um mordedor à criança antes e depois da mamada. 


Beijos Meus e Mordidinhas da Malu!!

12 comentários:

Sara, a mamãe de Davi disse... [Responder comentário]

Amiga, eu também ganho cada mordida de Davi, e o pior é quando ele morde ai olha pra minha cara e cai na risada...rs
Davi já esta com 6 dentes amiga acredita? 4 em cima e 2 embaixo, nasceram os 2 primeiros de baixo, ai disparou.

Parabéns pra ex banguelinha!

Carol Liôa disse... [Responder comentário]

amiga eu tava procurando faz tempo essa imagem dos dentinos p fazer uma postagem rsrsrs agora axei rsrsrs aqui estamos cheias de dente rsrsrsrmas eu ñ amamento... então nem posso te ajudar nessa parte! bjs

"Maria Heloisa" disse... [Responder comentário]

Essa pequeno problema para tirar fotos do dente eu tive no começo agora os dentinhos aparece a todo momento coisinha mais linda são os primeiros dentinhos dessas crianças =)
e as mordidinhas também doi e doi muito amiga.

Adriana Engelmeyer disse... [Responder comentário]

fofo demais esses dentinhos nascendo ....mas eles sofrem tanto.....incomoda....eles choram...tadinhos dos nossos pequenos......mas ver nossos banguelas dentuços é fofo demais.....

Bete Strøm disse... [Responder comentário]

Mito boa essa fase dos dentinhos, ficamos esperando o primeiro os segundo e depois quando menos esperamos a boquinha dos pequenos estao cheia deles.... bjs
http://www.meufilhominhavida.com/

Daniela Castro disse... [Responder comentário]

Sophia não mamou no peito... mas fica febril e muito carente na fase que os dentinhos vem chegando... sorte aí! bjocas pra vc e Malu

Graziela Sales disse... [Responder comentário]

Essa fase dos dentinhos não é muito fácil não, minhas meninas ficavam com febre, nervosas e até com diarréia.
ainda bem que passou.
]beijos
maede4princesas.blogspot.com

*Brenda* disse... [Responder comentário]

Oi.. depois de alguns desafios, tive meu primeiro filho e criei um blog pra participar desse universo de mamães blogueiras!! Pode dar uma passadinha lá e se gostar, pode me seguir?
Necessito de amigas blogueiras para trocar experiências!!
Estou te seguindo, ok??

Kaka Barcelos disse... [Responder comentário]

Essa fase da dentição é bem chatinha,graças a deus helena foi bem "comportada" rsrsrs
Ela nunca mordeu meio seio,mas eu confesso que morria de medoooo! rsrsrrs
Beijos
kaka

Cléo disse... [Responder comentário]

Aline, aqui como são dois pude ver os dois lados, o Victor é mais forte, agora Rayssa toda vez que nascia um dente, ela ficava ruizinha, dele falta um ou dois, ela ainda faltam alguns, mas melhorou bastante. Beijos
Cléo

Débora Nunes disse... [Responder comentário]

Eeeee que linda!!! Quero fotinhos logo pra ver... rs... Mas sei que é dificil, tentei tirar dos dentinhos da Clara logo que começaram a nascer, mas sem chance... rs..
Eu não passei pelas mordidinhas, pois a Clara não mama mais, então não tenho nenhuma expêriencia nesse assunto... rs
Beijos...
Débora

Chris Ferreira disse... [Responder comentário]

OiAline, que linda a sua ex-banguelinho com dois dentinhos despontando.
Fico só imaginando como está o sorriso dela. ô coisa linda!
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Postar um comentário

Comenta vai?! Vamos Amar!!!

Beijos Nossos